Páginas

terça-feira, 29 de maio de 2012

"Com alegria e regozijo as trarão; elas entrarão no palácio do rei." Sl 45:15

ResearchBlogging.orgO despertar ou reforço do sentimento religioso e da espiritualidade tem sido ligado a eventos e sentimentos negativos como medo da morte, perdas econômicas, doenças, etc

Vassilis SaroglouCoralie Buxant, ambos psicólogos da Université catholique de Louvain (UCL), e Jonathan Tilquin, gerente de relações com o cliente da Accenture, mas na época  também ligado à UCL, investigaram se sentimentos positivos igualmente eliciariam uma maior resposta espiritúo-religiosa.

A indivíduos do grupo-teste exibiram-se vídeos com conteúdos emocionalmente positivos: humor, apreciação da natureza ou encantamento com o nascimento. A indivíduos do grupo-controle, o vídeo exibido foi neutro (sobre produção de cerveja). Após assistirem aos vídeos, responderam a um questionário que avaliou o grau de religiosidade. Os fatores emocionalmente positivos relacionaram-se com maior grau de religiosidade.

Em um segundo estudo, com os mesmos vídeos, avaliou-se o grau de espiritualidade, que era maior entre os que assistiram aos vídeos sobre a natureza e o nascimento, mas não entre os que viram o vídeo de humor.

Vídeos
O vídeo do nascimento mostra um jovem casal heterossexual filmados em vários momentos da gravidez. O vídeo mostra imagens do sonograma do feto e do nascimento em uma maternidade, com a mãe segurando o bebê em seus primeiros minutos após o parto.

O vídeo da natureza mostra vistas panorâmicas de paisagens naturais como quedas d'água, desertos, oceanos, grandes rios e altas montanhas.

O vídeo de humor inclui esquetes com um humorista francês imitando um velho tentando entender o cardápio em um fast food.

O vídeo neutro um homem com conhecimento da técnica descreve, de modo neutro, mas levemente interessante, os vários estágios da produção de cerveja.

Cada vídeo tem 3 minutos de duração.

Em um pré-teste, cada vídeo foi exibido para 10 estudantes de psicologia que preencheram posteriormente um questionário de avaliação com itens de 7 pontos na escala Likert.

A primeira questão foi sobre a intensidade emocional geral que sentiram ao verem o filme: 1 "Não senti nenhuma emoção" ("I felt no emotions at all"); 7 "Senti uma emoção muito intensa" ("I felt very intense
emotions"). A segunda parte do questionário envolveu perguntas para 8 emoções específicas: (1 "Não senti essa emoção nem um pouco" ("I was feeling not at all this emotion"); 7 "Senti essa emoção totalmente" ("I was feeling completely this emotion"). Os que assistiram aos vídeos do nascimento ou da natureza, responderam a mais 5 itens. A Tabela 1 resume os resultados de avaliação dos vídeos.

Tabela 1. Emoções eliciadas pelos vídeos. Pontuações médias (entre 1 a 7) e desvios padrões (entre parênteses).
Emoções eliciadas Vídeos eliciadores de emoções positivas

Vídeo neutro* 
Admiração (Awe)

Humor
Nascimento Natureza
Intensidade emocional (Emotional intensity) 5,4 (1,4)a 5,1 (1,4)a 3.4 (1,0)b 1,7 (0,5)c
Prazer (Pleasure) 4,9 (0,7)a 5,3 (1,0)a 4,1 (1,2)a 2,8 (1,6)b
Divertimento (Enjoyment) 3,5 (1,4)a 3,5 (0,9)a 4,7 (1,3)a 1,9 (1,3)b
Tédio (Boredom) 1,3 (0,7)a 1,8 (1,5)a 1,8 (1,2)a 4,1 (1,8)b
Êxtase (Ecstasy) 3,3 (1,7)a 4,1 (1,0)a 1,6 (0,8)b 1,2 (0,4)b
Respeito (Respect) 4,8 (1,6)a 5,8 (1,7)a 2,4 (1,8)b 2,8 (1,5)b
Maravilhamento (Wonder) 5,8 (1,3)a 5,9 (1,0)a 2,3 (1,1)b 1,9 (1,2)b
Tristeza (Sadness) 2,1 (1,9)a 3,2 (1,9)a 1,4 (0,9)b 1,0 (0,1)b
Humildade (Humility) 4,5 (1,8)a 3,7 (2,2)b 2,7 (1,4)b 2,7 (1,6)b
Afeição (Affection) 6,1 (0,9)a 4,2 (1,6)b - -
Ternura (Tender feelings) 6,4 (0,9)a 4,2 (1,8)b - -
Admiração (Admiration) 4,8 (1,9)a 6,0 (0,6)a - -
Fascinação (Fascination) 5,3 (1,2)a 6,1 (0,7)a - -
Completude (Fullness) 4,9 (1,1)a 5,3 (1,2)a - -
* - 2 (dois) questionários foram removidos por divergirem excessivamente dos demais.
Letras diferentes para uma mesma linha: médias estatisticamente diferentes (p < 0,05).


Estudo 1
91 alunos (72 mulheres, 19 homens) do 1o e 2o anos de psicologia de uma universidade belga foram recrutados em troca de créditos acadêmicos. 69% se declararam católicos, 1 indivíduo como budista e o restante como não religioso ou agnóstico. Foram designados aleatoriamente para assistirem sozinhos a um de quatro vídeos: nascimento (n = 21), natureza (n = 22), humor (n = 26) e neutro (n = 22).

Após assistirem aos vídeos, preencheram um questionário com itens de 7 pontos na escala Likert de grau de concordância com as frases: "A religião é importante em minha vida" ("Religion is important in my life"), "Sem Deus o mundo não teria nenhum sentido" ("Without God the world would not have a meaning"), "As grandes religiões do mundo passam mensagens que são úteis na vida cotidiana" ("The great religions of the world give a message that isuseful for the everyday life"), "Deus é importante na minha vida" ("God is important in my life"), "Deus não existe" ("God does not exist") - em escala inversa, "Deus (ou uma força divina) está na origem do mundo" ("God (or a divine force) is at the origin of the world").

Os vídeos de nascimento (2,52±0,94), natureza (2,54±1,03) correlacionaram-se com um índice de religiosidade maior do que o vídeo neutro: vídeo neutro (2,26±1,04) (p < 0,05).O vídeo de humor (2,41±0,72) também correlacionou-se com índice maior do que o vídeo neutro (p < 0,05) e não foi estatisticamente diferente nos índices dos vídeos de admiração.

Estudo 2
87 alunos (72 mulheres, 15 homens) do 1o e 2o anos de psicologia em uma universidade belga foram recrutados em troca de créditos acadêmicos. 60% declararam-se católicos; 2%, protestante e o restante como sem religião ou agnóstico. Os participantes foram designados aleatoriamente para assistirem sozinhos a um dos quadro vídeos: nascimento (n = 22), natureza (n = 20), humor (n = 23) e neutro (n = 22).

Após assistirem aos vídeos, preencheram um questionário modificado da Escala de Transcendência Espiritual (STS) de Piedmont 1999: com itens referentes a Universalidade (crença na unidade e propósito da vida - 9 itens) e Conexidade ("Connectedness" - senso de conexão e comprometimento com os outros e a humanidade - 6 itens); a parte Realização Oracional ("Prayer Fulfilment" - experiência de alegria e realização após oração ou meditação - 9 itens) não foi incluída por ser uma subescala referente à religiosidade e os pesquisadores estavam interessados apenas na questão da espiritualidade no teste.

A crença na existência de um deus criador foi medida com a avaliação pelos participantes do texto: "Há uma concepção de mundo e da vida que diz que tudo o que surgiu na Terra não seria fruto do mero acaso, mas o resultado de um ato divino. Os seres humanos e tudo a sua volta seria o resultado da Criação e não de uma coincidência." ("There exists a conception of world and life stating that everything that appeared in the Earth would not be a fruit of chance but the result of a divine act. Human beings and all things around them would be an outcome of Creation and not of coincidence."). Os participantes responderam em uma escala Likert de 5 pontos (1 - "Concordo totalmente" ["I totally agree"]; 5 - "Discordo totalmente" ["I totally disagree"]) às questões: "Você acredita nessa concepção de mundo?" ("Do you believe in this conception of the world?"); "Você gostaria de receber textos ou aprender mais sobre essa concepção de mundo?" ("Would you be willing to receive documentation or to learn more about this conception of the world?"); "Você gostaria de se encontrar com pessoas que compartilham essa concepção?" ("Would you like to meet with people who share this conception?") e "Você defenderia essa concepção se alguém lançasse dúvidas sobre ela?" ("Would you stand up for this conception if one casts doubt on it?").

O índice de espiritualidade foi maior entre os que assistiram aos vídeos de nascimento (3,70±0,44, p < 0,001) e natureza (3,77±0,46; p < 0,01) do que os assistiram ao vídeo neutro (3,29±0,38). Também foi maior do que os que assistiram ao vídeo de humor (3,29±0,43), respectivamente: p < 0,001 e p < 0,01. O mesmo resultado foi obtido para a análise em separado das componentes da escala de espiritualidade.

As diferenças no índice de crença no criador não foram significativas: nascimento (2,94±0,95), natureza (2,76±0,92), humor (2,55±0,80) e neutro (2,51±0,85).

--------------
Limitações
Mais uma vez, há o problema da natureza restrita da amostra: estudantes universitários (de psicologia). O tamanho amostral para cada grupo, cerca de 20 indivíduos, também não é particularmente grande. Houve também um desbalanço da razão sexual. Os autores notam que a maior religiosidade observada também entre os que assistiram ao vídeo de humor não era esperada e sugerem que um efeito de piso (floor effect) poderia explicar isso, já que os índices de religiosidade eram baixos. Isso poderia explicar os resultados para os demais casos também, já que as diferenças, mesmo que estatisticamente significativas, não são particularmente grandes - há uma sobreposição dentro de um desvio padrão.


Referência 
Saroglou, V., Buxant, C., & Tilquin, J. (2008). Positive emotions as leading to religion and spirituality The Journal of Positive Psychology, 3 (3), 165-173 DOI: 10.1080/17439760801998737

Nenhum comentário:

Postar um comentário